Foto: Reprodução |
Para isso, é necessário disponibilizar às crianças materiais como massa de modelar, pintura a dedo, que podem ser adquiridas em papelarias ou confeccionadas pelo próprio educador, folhas de revista que possam ser rasgadas pelas crianças e depois coladas numa folha branca, tesoura e cola para recorte e colagem, tabuleiro de areia, macarrões em forma de argola ou a própria argola para serem enfiadas num barbante ou outro tipo de linha, pelas crianças.
Outra atividade que os pequenos gostam muito e que pode ser realizada pelo educador é a dramatização cujos personagens são os dedos das mãos das crianças. O educador desenha carinhas nos dedos dos alunos, utilizando caneta hidrocor ou guache colorida e depois as crianças realizam dramatizações utilizando os dedos como personagens das histórias. Elas podem utilizar também os fantoches de dedos nas dramatizações.
O teatro de sombras também pode ser utilizado pelo educador e pelos alunos, usando as mãos e dedos destes para formar os personagens atrás de uma tela construída com papel sulfite.
Outra atividade que pode ser realizada é o jogo da mímica, utilizando a linguagem corporal, principalmente as mãos e os dedos do educador e das crianças. O educador pode fazer gestos com as mãos que representem ações para que as crianças descubram qual é a ação que está sendo praticada. Depois, uma criança realiza a mímica e as demais têm que descobrir qual é a ação que está sendo realizada.
A atividade de modelagem na argila também pode ser utilizada.
O uso dos dedos dos telaios (material monressoriano) de botão (para aprender a abotoar e desabotoar), de colchete (para aprender a abrir e fechar o colchete), de velcron, de cadarço (para aprender a amarrar o cadarço) e outros.
Concluindo, atividades que envolvem os movimentos dos dedos das mãos são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade refinada das crianças na Educação Infantil.
Pesquisadora em Educação de temas como Avaliação da aprendizagem, disciplina e indisciplina, autonomia da escola e outros. Autora do livro PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA, Editora Autores Associados, Campinas, SP, 2008. Autora de diversos artigos publicados no Brasil, México, Portugal e Espanha. Especialista em Supervisão Escolar (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente, é professor DOC II b ref 6 - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, atuando como Orientadora Pedagógica desde 2002. Atua também como Coordenadora Pedagógica em duas escolas municipais em Cantagalo-RJ e no CELC em Cordeiro-RJ. Tem experiência na área de Educação, atuando há 25 anos como educadora, com ênfase em Orientação Pedagógica. Contatos: ravenamedel@yahoo.com.br |
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