Parabéns professores pela luta diária que vocês travam em prol de transformar o país num ambiente melhor de convivência entre os seres! Precisamos de um olhar muito mais reflexivo por nossas crianças, e mais ainda, para suas famílias que estão completamente desestruturadas!
O "universo" nos obrigou a sermos polivalentes exercendo uma profissão que foge da ideologia de apenas transmitir conhecimentos. Somos mediadores da (re)construção de um individualismo que inevitavelmente se torna coletivo.
Escolhemos uma profissão que nos exige a personalidade e execução de um educador, de um enfermeiro, de um psicólogo, de um assistente social, e muitas vezes, de um "RESPONSÁVEL".
Assumimos para nós a responsabilidade de alguns "filhos" que com o todo corre-corre diário ficam jogados aos muros escolares por suas famílias, dando-nos uma função que não é nossa, que é a de estabelecer limites.
Sou grande admirador de Paulo Freire, que nos diz: "Me movo como educador, porque primeiro me movo como gente." e nosso lado gente sempre está mais aflorado no transcorrer do processo de aprendizagem mútua.
Mais do que promover um processo ensino-aprendizagem, precisamos possibilitar um processo mútuo de aprendizagem, onde todos os personagens tornar-se-ão protagonistas do seu espaço, da sua vida enquanto educadores e estudantes. Onde todos ensinem e aprendam com outrem!
Parabéns educadores pela perseverança de desempenhar uma função por muito mais AMOR e SONHO, do que por fins lucrativos. Até porque... Ah! Deixa para lá!
Deus nos abençoe sempre!
Autor: Alexsandro Rosa SoaresEspecialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São José de Itaperuna, Especialista em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes, Graduado em Letras pelo Centro Universitário São José de Itaperuna e Graduado em Magistério nas séries iniciais do 1º segmento do Ensino Fundamental pelo Instituto Superior de Educação de Itaperuna. Foi subsecretário do Centro Universitário São José de Itaperuna, atualmente é funcionário da Fundação e Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro e Colunista do Jornal Macaé News. Contatos: alexsandro.soares@gmail.com |
0 comentários :
Postar um comentário