O paradigma da educação para todos: mudanças no contexto escolar


As relações escolares: diferenças, tolerância e violência

As relações escolares: diferenças, intolerância e violência
Não raro, ouvimos nos noticiários episódios de violência no ambiente escolar praticados por diferentes membros da comunidade: alunos, professores, familiares. É crescente a preocupação com o bem-estar dos que estão presentes no espaço escolar – não só dos alunos, mas também de funcionários da unidade escolar – que são vítimas de diferentes tipos de violência, causando danos irreparáveis.

Logicamente, não existe uma solução pronta para tais questões. Mas muitos educadores buscam maneiras de estar mais bem preparados para atuar na educação, frente estas novas realidades. Uma das formas é tomando conhecimento das formas que a violência pode assumir na escola, e como a violência fora do espaço escolar pode influenciar atitudes dentro do espaço escolar. Refletir e discutir com seus pares sobre atitudes e comportamentos que podem estar sendo corroborados pela própria escola – ou por omissão ou por desconhecimento – é um passo importante para minimizar os efeitos destas atitudes.

Recentemente, a discussão sobre “bullying” tem ganhado cada vez mais espaço, e muitos educadores sentem a necessidade de compreender melhor o que este termo quer dizer. Note que falamos até agora de pelo menos três conceitos importantes, que vamos destacar a seguir:

Conflitos: atritos naturais da convivência e da experiência humana. Nossa maneira de pensar e agir, diferindo dos demais nos põe em constante oposição com outros, nos fazendo tomar decisões, argumentar sobre nossas decisões e rejeitar experiências. O conflito não necessita ser violento. Ter pensamentos divergentes é uma atitude natural dos seres humanos.

Violência: Atitudes que expressam falta de tolerância aos conflitos. Atos com ou sem motivação que ferem o outro. Atitudes que provocam dor física, psicológica.

Bullying: Agressões verbais, físicas ou psicológicas, que ocorrem de maneira repetitiva e sem motivação aparente, praticada por um indivíduo ou grupo contra alguém que não tem possibilidade ou capacidade para se defender.


Proponho a leitura do texto abaixo, como fundamentação das questões propostas.


Objetivos:
  • Promover a discussões, reflexões e a escuta sobre a Violência no Espaço Escolar. 
  • Discutir possíveis possibilidades de ações contra o bullying incentivando a troca de experiências e o diálogo.
  • Conceituar e diferenciar os termos preconceito e bullying.
  • Identificar exemplos de atitudes preconceituosas e de bullying no contexto escolar.
  • Perceber que a importância da coletividade.
Para Refletir...
  1. Qual a diferença entre conflito e violência?
  2. O conflito é um desacordo/incompatibilidade entre duas ou mais pessoas em relação a suas opiniões, valores, objetivos ou necessidades, faz parte da condição humana. 
  3. A forma como encaramos os conflitos é que os torna negativos ou positivos. Já a violência tem a característica de anular e prejudicar o outro, ferindo os direitos humanos. Não há possibilidade de mediação de conflitos em situações de violência mas inicialmente a ação é do poder judiciário.
  4. Como identificar atitudes violentas no ambiente escolar?
  5. Que atitudes podem contribuir para minimizar atitudes agressivas no ambiente escolar?

* Após reflexões e discussões sobre a temática proposta, os estudantes realizarão uma atividade crítica-dissertativa, sobre as principais ponderações constatados por eles.
*Dirimir possíveis dúvidas acerca da temática.

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