ARTIGO: Trabalhar a motricidade refinada das crianças é pré-requisito fundamental na Educação Infantil

Foto: Reprodução
O educador que atua no segmento da Educação Infantil deve trabalhar a motricidade refinada das crianças, pois este é um pré-requisito fundamental para a aquisição da escrita posteriormente, isto é, na alfabetização.

Para isso, é necessário disponibilizar às crianças materiais como massa de modelar, pintura a dedo, que podem ser adquiridas em papelarias ou confeccionadas pelo próprio educador, folhas de revista que possam ser rasgadas pelas crianças e depois coladas numa folha branca, tesoura e cola para recorte e colagem, tabuleiro de areia, macarrões em forma de argola ou a própria argola para serem enfiadas num barbante ou outro tipo de linha, pelas crianças.

Outra atividade que os pequenos gostam muito e que pode ser realizada pelo educador é a dramatização cujos personagens são os dedos das mãos das crianças. O educador desenha carinhas nos dedos dos alunos, utilizando caneta hidrocor ou guache colorida e depois as crianças realizam dramatizações utilizando os dedos como personagens das histórias. Elas podem utilizar também os fantoches de dedos nas dramatizações.

O teatro de sombras também pode ser utilizado pelo educador e pelos alunos, usando as mãos e dedos destes para formar os personagens atrás de uma tela construída com papel sulfite.

Outra atividade que pode ser realizada é o jogo da mímica, utilizando a linguagem corporal, principalmente as mãos e os dedos do educador e das crianças. O educador pode fazer gestos com as mãos que representem ações para que as crianças descubram qual é a ação que está sendo praticada. Depois, uma criança realiza a mímica e as demais têm que descobrir qual é a ação que está sendo realizada.

A atividade de modelagem na argila também pode ser utilizada.

O uso dos dedos dos telaios (material monressoriano) de botão (para aprender a abotoar e desabotoar), de colchete (para aprender a abrir e fechar o colchete), de velcron, de cadarço (para aprender a amarrar o cadarço) e outros.

Concluindo, atividades que envolvem os movimentos dos dedos das mãos são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade refinada das crianças na Educação Infantil.

Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
Alex Soares
Pesquisadora em Educação de temas como Avaliação da aprendizagem, disciplina e indisciplina, autonomia da escola e outros. Autora do livro PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA, Editora Autores Associados, Campinas, SP, 2008. Autora de diversos artigos publicados no Brasil, México, Portugal e Espanha. Especialista em Supervisão Escolar (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente, é professor DOC II b ref 6 - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, atuando como Orientadora Pedagógica desde 2002. Atua também como Coordenadora Pedagógica em duas escolas municipais em Cantagalo-RJ e no CELC em Cordeiro-RJ. Tem experiência na área de Educação, atuando há 25 anos como educadora, com ênfase em Orientação Pedagógica.
Contatos: ravenamedel@yahoo.com.br
Share on Google Plus

About Alex

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Importante

1. O blog PsicoEducação não mantém qualquer vínculo empregatício com seus autores. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos autores não refletem necessariamente a opinião do blog.
2. Alguns conteúdos do blog são retirados de outros veículos de comunicação, por considerarmos materiais relevantes. Contudo, caso alguma das publicações seja de sua autoria ou você detém os direitos autorais, e não quer que seja veiculada aqui, por favor, entre em contato (psicoeducacao@yahoo.com) que removeremos o mais breve possível. Obrigado!